Powered By Blogger

terça-feira, 8 de junho de 2010

A Educação Física nas Escolas Primárias

A prática do movimento nas séries iniciais é um caminho para que a criança possa compreender melhor suas habilidades e consiga adaptá-las a outras atividades dentro e fora da Escola.
Pensando o ser humano como uma totalidade, não podemos separar corpo e mente. Assim a educação física na escola terá um papel muito importante para o aluno na busca da compreensão do que está acontecendo em sua volta e consigo mesmo.
Assim a Educação Física deve desenvolver a consciência da importância do movimento humano, suas causas e objetivos, e criar condições para que o aluno possa vivenciar o movimento de diferentes formas, tendo cada uma um significado e uma relação com seu cotidiano.
Os traços gerais da evolução da criança durante a etapa que compreende ao Ensino Fundamental se dividem em três grandes áreas de conhecimento:


ÁREA MOTORA
Inclui tudo aquilo que se relaciona com a capacidade de movimento do corpo, humano, tanto em sua globalidade como em seus segmentos corporais.

ÁREA COGNITIVA
Aborda as capacidades que permitem compreender o mundo e de atuar nele através do uso da linguagem ou mediante resoluções das situações problemáticas que se apresentam.

ÁREA AFETIVA
Engloba os aspectos relacionados com as possibilitardes de sentir-se. Bem consigo mesmo o que permite confortar-se com situações e pessoas novas atuar no mundo em que o rodeia.

Por:
Herlinge Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário