Powered By Blogger

terça-feira, 8 de junho de 2010

Perguntas e Respostas Sobre o que é Educação Física Escolar

O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
É o componente curricular da educação básica caracterizada pelo ensino de conceitos, princípios, valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano na sua complexidade, nas dimensões biodinâmica, comportamental e sócio-cultural.

QUAIS OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Os princípios e valores que devem fundamentar a Educação Física Escolar são:
Universalização, inclusão, diversidade, individualidade e cidadania.
O compromisso com o associativismo, a solidariedade, a tolerância e o respeito pelo outro são aspectos valorizados na formação dos estudantes e devem ser repassados, por meio de uma Educação Física bem orientada, alicerçada na qualidade técnica, na ética e no compromisso social dos docentes, assim como no envolvimento da comunidade escolar.

QUAL O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Contribuir na formação geral dos estudantes, através do desenvolvimento de cultura das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais, visando à aquisição do hábito da prática regular de atividades físicas como componente fundamental da educação para uma vida saudável.

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR É OBRIGATÓRIA?
Sim. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 26, parágrafo 3º, dispõe que “A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar”.

QUAIS OS CONTEÚDOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Exercícios físicos, atividades rítmicas e expressivas, ginástica, atividades esportivas, jogos, danças, lutas e olimpismo, compõem os conteúdos da Educação Física Escolar. Cada um desses conteúdos de natureza teóricoprática, pode e deve ser decomposto em ações motoras diversas (andar, correr, girar, saltar, arremessar, cair e se elevar...) que devem ser trabalhadas em diferentes intensidades, direções, ritmos, velocidades e significados. Um bom planejamento deve estruturar o ensino aprendizagem desses conteúdos de forma progressiva, considerando os objetivos desse componente curricular, os diferentes níveis de escolaridade e as expectativas dos alunos.

O ESPORTE É CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Sim. O esporte deve ser oferecido no sistema de ensino como atividade inerente ao componente curricular Educação Física, inserido no projeto pedagógico da Escola. A sua prática deve evitar a hipercompetitividade dos alunos e priorizar o seu desenvolvimento integral, incluindo a sua formação para a cidadania e lazer. O esporte e os demais conteúdos devem ser orientados para promover o estilo de vida ativo, para o lazer e a fruição, fazendo com que hábitos e atitudes que são próprias do esporte sejam utilizados com fatores de bem-estar, de paz, de cooperação e de exercício da ética.
Postado por:
Fernanda Cabral
Fonte:
Prof. Rubinho (Ed. Física)
Cartilha - Educação Física Escolar 2009 (CONFEF)

Um comentário: